Você fica perdido diante de uma "folha em branco"? Como começar, desenvolver e concluir um texto? Cada frase, parágrafo, capítulo é uma viagem com destino (in)certo!
Perda de tempo?
Você vai sair de viagem para o litoral. Lugar para o qual nunca foi antes, talvez apenas como passageiro(a), mas prestou mais atenção à paisagem do que à rota. Pois bem... o que acha mais prudente e produtivo: 1) Entra no carro dá a partida e sai por aí até chegar ao destino, tentando lembrar o caminho pelas paisagens ou 2) Traça uma rota com um GPS, mapa, anotando antecipadamente como pode chegar lá?
Pode até ser que a primeira opção funcione, traga descobertas novas etc. Mas isso é sorte!
Planejar a escrita de um texto não é perda de tempo! É traçar os pontos pelos quais se pode/deve passar para chegar a um destino específico. Mudanças de sentido, paragens, descansos e retornos.
Como fazer o planejamento de escrita?
Planejamento não é rascunho, não precisa trazer esboço de parágrafos, mas enumerar os tópicos que abordará, em qual ordem. Tratando-se de textos argumentativos, pode colocar qual referência será mobilizada/citada. Vou colocar aqui um exemplo de texto dissertativo do tipo redação de vestibular, pois é mais curto e dá uma ideia geral.
Para textos mais longos, como seção/capítulo de uma tese ou artigo, o raciocínio é o mesmo, basta subdividir as temáticas e criar mais parágrafos!
Exemplo:
Tema: "Desafios para a formaçãoeducacional de surdos no Brasil" (ENEM, 2017)
Parágrafo 1 - Introdução: Grécia: Esparta bebês eliminados / Atenas eram protegidos) "tratar os desiguais de maneira igual constitui-se em injustiça" - Aristóteles. Como o Brasil trata os surdos? Precisam de melhor amparo (tese).
Parágrafo 2 - papel do Estado nas garantias - constituição.
Parágrafo 3 - preconceito, além da formação - usar números dos textos de apoio.
Conclusão: formas de melhoria: formação de professores LIBRAS (Estado), iniciativa privada (PPP) - desenvolvimento de materiais com tecnologia.
E se eu não tiver ideias?
A dica que eu dou é sempre fazer um brainstorming. Pegue a palavra-chave, ou mais de uma, e escreva palavras que vierem à cabeça, sem pensar muito, vale tudo!
Geralmente aparecem aí palavras que poderão virar tópico!
Aqui vai um vídeo que resume o post:
E não se esqueça de que no TEAR TEXTUAL nós te ajudamos com seu processo de escrita!
Abraços!
Comentarios